* Fornecer o instrumental teórico e prático necessário de modo a fomentar a criação de um planejamento efetivo, incluindo os desdobramentos do planejamento estratégico, tático e operacional;

* Tornar o servidor munido de competências gerenciais que possam ser aplicadas no dia a dia na unidade jurisdicional em que atua;

* Permitir o acesso ao conhecimento de técnicas de liderança e gestão de pessoas que propiciem sua respectiva aplicação junto a equipe de trabalho na qual exerce a chefia; e,

* Garantir que as ações de gestão aplicadas nas unidades jurisdicionais estejam alinhadas com o Planejamento Estratégico do Tribunal.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 18/02/2019 a 26/02/2019

PERÍODO DO CURSO: 11/03/2019 a 22/04/2019

68 (quarenta e oito) horas/aulas, das quais 48 horas/aula serão consideradas como atividades de conteudista e 20 horas/aula consideradas como atividades de tutoria, por meio dos fóruns do curso.

Teoria Geral da Administração; As 4 (quatro) funções básicas do administrador e seus desdobramentos; Administração pública gerencial e o foco no resultado; a gestão de processos; A gestão de pessoas com ênfase nos conhecimentos, habilidades e atitudes (gestão por competências); Novas ferramentas da administração aplicadas ao setor público.

Visando à formação do Chefe de Secretaria, o conteúdo programático será dividido em módulos semanais com carga horária de 8 (oito) horas, conforme demonstrado abaixo. Essa divisão tem como objetivo oferecer a possibilidade de o participante associar o aprendizado na sala de aula com a sua realidade prática observada no correspondente local de trabalho.

Módulo I. Teorias Gerais de Administração;
Módulo II. Administração pública gerencial;
Módulo III. Organização e Gestão de Processos de trabalho;
Módulo IV. Novas ferramentas de gestão aplicadas ao setor público;
Módulo V. Gestão de pessoas e Gestão de pessoas por competências;
Módulo VI. Construção e Revisão do Plano de Ação

Total de 100 vagas.

Servidor ocupante do cargo de Analista Judiciário – Apoio Especializado em Administração, do quadro de servidores efetivos do Poder Judiciário de Alagoas, graduado em Administração desde 2005, com MBA em Direito: Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, e em fase de conclusão da especialização em Gestão de Projetos, atuante no serviço público desde 2008. Ocupou cargos na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) como Especialista em Regulação e na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como Administrador, além de ter participado de projetos junto ao Grupo Maciel, uma união de empresas da área contábil, que trabalha com a prestação de serviços nas áreas de auditoria, consultoria, perícia e assessoria, além de, atualmente, lecionar a matéria Empreendedorismo nos cursos técnicos-profissionalizantes ofertados pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas.

Bibliografia Básica:

Livro 1

Maximiano, A. Introdução a Administração. São Paulo: Ed. Atlas, 2004.

Livro 2

Bateman, T. S. Administração: novo cenário administrativo. São Paulo: Atlas, 2006.

Livro 3

Chiavenato, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. São Paulo: Ed. Campus, 2007.

Livro 4

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2009.

Livro 5

GIL, Antonio Carlos, Gestão de Pessoas: Enfoque nos papeis profissionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Livro 6

BRESSER PEREIRA, L.C. Reforma do Estado para a Cidadania. São Paulo: Editora 34, 1998.

Bibliografia complementar:

Livro 7

FIGUEIREDO, Luiza Vieira Sá de. Gestão em Poder Judiciário: administração pública e gestão de pessoas. Curitiba: CRV, 2014.

Livro 8

GRANGEIA, Marcos Alaor Diniz. Administração Judiciária: gestão cartorária. Brasília: ENFAM, 2011.

Livro 9

HADDAD, Carlos H. B.; PEDROSA, Luís A. Capanema. Administração Judicial Aplicada. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Ed., 2014.

Livro 10

LEME, Rogério (Org.). Gestão por competências no setor público. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

Livro 11

PICORELLI, Fernanda Estevão. A qualidade da administração judiciária e a governança como propulsores da efetividade da prestação jurisdicional. Rio de Janeiro: Lumem Júris, 2013.

Livro 12

RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Escola Superior da Magistratura. Administração Judiciária: noções de planejamento e gestão estratégica do sistema de diagnóstico de secretaria. Rio Grande do Norte: Esmarn, 2004.

Visualize aqui o edital

Inscrições encerradas. Limite de vagas preenchido.